quinta-feira, 25 de março de 2010

O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ

REVIVENDO LEMINSKI

VIDA Paranaense, Companhia Brasileira de Teatro estreia no Festival de Curitiba peça inspirada na obra de Paulo Leminski
20/03/2010
Fábio Massalli   massalli@odiariomaringa.com.br

“Vida” chegou ao Festival de Teatro de Curitiba como único espetáculo de uma companhia paranense na Mostra Oficial do evento. Os curitibanos da Companhia Brasileira de Teatro fizeram no festival a estreia nacional da peça escrita e dirigida por Márcio Abreu e inspirada na obra de Paulo Leminski. Depois do Festival de Curitiba, “Vida” começará uma temporada em abril no Teatro José Maria Santos, em Curitiba, onde realizou sua estreia, e, no segundo semestre, começa uma turnê pelo interior do Paraná antes de partir para uma temporada em São Paulo. Maringá está na rota da turnê paranaense.

O espetáculo conta a história de dois homens e duas mulheres que fazem parte de uma banda e estão exilados em uma cidade imaginária. Eles ensaiam para fazer uma apresentação comemorativa ao jubileu da cidade. Fechados numa sala vazia, eles convivem entre si e revelam as histórias de suas vidas.

O texto foi escrito por Abreu a partir da obra de Leminski e das referências que os próprios atores vivenciaram a partir da leitura da obra do autor paranense num trabalho de pesquisa que o grupo realiza há mais de um ano. “Leminski tem uma obra múltipla que vai além da poesia. Ele foi tradutor, trabalhou com outras formas de textos, com programas de TV”, lembra Abreu.

O dramaturgo e diretor conta que o nome “Vida” é uma referência ao título de um livro que Leminski escreveu traçando a biografia de quatro personagens históricos: Jesus Cristo, Cruz e Souza, Bashô e Trotski. “A partir disso, as quatro pessoas são biografadas na peça, mas são personagens absolutamente comuns. Verdadeiros anônimos”, diz o diretor.

Para a atriz Giovana Soar, você não consegue pesquisar a obra de Leminski sem falar do próprio Leminski. “Depois da obra, fomos ler sobre o Leminiski, ainda mais em Curitiba, onde ele é mítico. Encontramos parceiros, familiares, estudiosos. E sempre que se começa falando de Leminski, acabamos falando de nós mesmos”.

“Vida” traz no elenco Giovana Soar, Nadja Naira, Ranieri Gonzalez e Rodrigo Ferrarini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário