quarta-feira, 26 de agosto de 2009

ATIVIDADES DE PESQUISA E CRIAÇÃO

MAIO/JUNHO/JULHO/AGOSTO DE 2009

  • Visita ao atelier do SOLDA para ter acesso a materiais pessoais sobre a vida e a obra de Leminski;
  • Encontros diários de estudo de dramaturgia e amadurecimento do trabalho com estratégia de montagem com os três integrantes do núcleo (Marcio Abreu, Giovana Soar e Nadja Naira)
  • CONTAMINGUANDO grupo de pesquisa – Projeto VIDA – proposta de contaminação, intervenções rueiras para aproximar o texto do poeta polaco e o transeunte:
    # trans for mar (distribuição na vizinhança de mini-cartazes com poemas, colagem de lambe-lambe e faixa-banner na varanda)
    # metavaranda (projeção de poemas nas escadarias e prédios do Largo da Ordem)
    # *2*3*0*6* (distribuição de mini-cartazes, fixação de cartazes e lambe-lambe)
    # 1001 poemas (leitura de poemas durante a Feirinha do Largo da Ordem)
    # varal (troca de poemas por meias, cachecóis, luvas no Largo da Ordem)
    # ECO (leitura de textos no Largo da Ordem e nos ônibus que param atrás da catedral)
    # constelação (fixação de poema ao redor do bebedouro)
    # me (interferência no hall da companhia)
  • Encontro com IVAN JUSTEN para aprofundamento da pesquisa sobre a obra de Leminski;
  • Ensaios Descartes com Lentes (Marcio Abreu, Nadja Naira e Sérgio Justen);
  • DESCARTES COM LENTES – mostra de processo de trabalho do Projeto VIDA, Curitiba (dia 24 de agosto – comemoração de 65 anos de Paulo Leminski). Neste texto, Leminski imagina uma hipotética vinda do filósofo francês René Descartes ao Brasil, a convite do conde Maurício de Nassau. Junto com sua comitiva, repleta de cientistas, naturalistas, desenhistas e pintores, Descartes tenta desvendar e descrever as excentricidades e belezas do país tropical, ou seja, procura filosofar sobre o Brasil e o modo de vida do seu povo. Escrito no final da década de 1960, o texto é considerado o embrião gerador de Catatau, a obra mítica do poeta curitibano. O exercício cênico é interpretado pela atriz Nadja Naira e tem a direção de Marcio Abreu.

JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL DE 2009

  • Encontros com importantes artistas locais e pesquisadores influenciados pela obra e pela vida de Paulo Leminski, com: SOLDA, ULISSES GALETO, IVAN JUSTEN, MARCOS PAMPLONA e THADEU WOJCIECHOWSKI.
  • pesquisa direta para novo trabalho: encontros diários para pesquisa biográfica, estudo das traduções, dos gêneros literários, leitura de textos correlatos e investigação sobre criação dramatúrgica. Pesquisadores: 03 integrantes do núcleo (Marcio Abreu, Giovana Soar e Nadja Naira) e 04 artistas associados à companhia (Rodrigo Ferrarini, Renata Hardy, Paulo Alves e Ranieri Gonzalez).


    Nessa segunda etapa do trabalho de pesquisa, as ações foram voltadas para a leitura do material traduzido por Leminski como as da obra de Beckett, Petrônio, John Fante, Joyce e John Lennon. Obras importantes que influenciaram os conteúdos pesquisados pelo escritor e as formas diferentes de abordagem do texto ficcional.
    Além deste material mantivemos a pesquisa e o levantamento de material sobre outros escritos de Leminski, como as Cartas trocadas com o poeta Regis Bonvicino, diversos textos críticos, de opinião e ensaios.

    As conversas informais com pessoas ligadas direta ou indiretamente ao Leminski (amigos, escritores, artistas de outras áreas, etc.) colaboraram para escolha do material trabalhado na leitura pública e no subseqüente sarau poético.

SETEMBRO/OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRO DE 2008

  • pesquisa direta para novo trabalho: encontros diários para pesquisa biográfica, estudo do gênero literário, leitura de textos correlatos, criação dramatúrgica, estudo de novas técnicas e investigação específica para a criação do novo trabalho. Pesquisadores: 03 integrantes do núcleo (Marcio Abreu, Giovana Soar e Nadja Naira) e 04 artistas associados à companhia (Rodrigo Ferrarini, Renata Hardy, Paulo Alves e Cássia Damasceno).

Na primeira etapa do trabalho de pesquisa, as ações foram voltadas para a leitura comentada e a recolha de materiais literários, sonoros e visuais associados ao tema central. Nos encontros diários foram experimentadas técnicas de organização das informações e distribuição de sub-temas entre os participantes. As leituras obedeceram à seqüência disposta no livro VIDA, de Paulo Leminski. No livro constam as “biografias poéticas” de Cruz e Souza, Bashô, Jesus Cristo e Trotski, respectivamente. Cada texto possui uma estrutura narrativa distinta. Essas estruturas foram pesquisadas sob o ponto de vista da criação literária, tocando em diversos aspectos: o lugar do narrador, o compromisso com o registro histórico, as licenças poéticas. Além disso, a identificação de conteúdos que poderão iluminar a evolução do trabalho, como estudos ligados as aspectos literários e estéticos da Bíblia, a leitura das reflexões teóricas escritas por Trotski, os aspectos simbolistas inscritos na obra de Cruz e Souza e a essência da forma poética do Hai Kai originada pela obra de Bashô. Junto com isso, o trabalho múltiplo e interdisciplinar de Leminski, que nos leva as suas traduções, com as da obra de Beckett, Petrônio, John Fante, Joyce.

Com esse escopo de informações e experiências iniciais de leitura e reflexão, demos início a conversas informais com pessoas ligadas direta ou indiretamente ao Leminski (amigos, escritores, artistas de outras áreas, etc.) para, na seqüência, formar um núcleo que dê origem aos seminários que constam descritos no projeto.

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